segunda-feira, 4 de abril de 2011

Os 10 Mandamentos do Comportamento Elegante











Estou colocando abaixo os dez mandamentos do comportamento elegante, na abalizadíssima opinião de Maria Duarte Bello, uma das mais conceituadas especialistas em moda e gestão de imagem pessoal da Europa






1º - Elogiar mais que criticar. Se não tivermos nada de bom para dizer é preferível ficar calado. As críticas, reparos, avisos e admoestações devem ser guardadas para o momento apropriado, feitas pessoalmente e sem público.






2º - Ser comedido. Não ter ataques de ostentação como referir luxos, bens pessoais, dinheiro ou posses. Só é plausível falar destes assuntos no caso de negócios e mesmo assim com moderação e com o devido respeito pelos outros.






3º - Ser distinto. A elegância manifesta-se nos gestos mais simples e corriqueiros como deixar passar à frente, agradecer, dizer bom dia. Vai muito mais além do que o mero uso correto dos talheres ou do traje adequado.






4º - Escutar mais e falar menos. Não maldizer nem espalhar boatos. Hoje se fala de um, amanhã de outro e qualquer dia podemos ser nós. As possibilidades de não errar falando menos são bem maiores do que o contrário.






5º - Cumprir o prometido. Quem faz questão de respeitar os compromissos e de exigir o seu cumprimento é uma pessoa apreciada, credível e de confiança. Com estas pessoas sabemos com o que contamos, pois de meras intenções está o mundo cheio.






6º - Não discriminar. Dar atenção e mostrar consideração em todas as situações, desde as profissionais aos momentos mais simples do dia-a-dia, sem diferençar as pessoas pelo estatuto social ou econômico. Usar da tolerância quanto às opiniões divergentes.






7º - Não humilhar. Não achincalhar nem ofender evitando sempre que o outro perca a face, mesmo que para isso seja necessário procurar uma saída airosa. A vida dá muitas voltas, por vezes as mais inesperadas, e nunca sabemos as situações em que poderemos vir a estar no futuro.






8º - Não ter a mania. Não invocar títulos acadêmicos nem os apelidos de família, ou outros artifícios, para pedir favores ou benefícios. Os pretensiosos ou presunçosos revelam insegurança, incompetência, imaturidade além de pouca educação.






9º - Espalhar felicidade. Dar mesmo sem esperar receber. Fora dos holofotes e sem fazer alarde aos sete ventos. Fazer bem aos outros sem esperar pagamento em troca.






10º - Nunca perder a compostura. Saber estar de acordo com as circunstâncias, mesmo as mais difíceis, e guardar os desabafos para os momentos íntimos. Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado subtil de se deixar distinguir.






Seja elegante sempre.





Nenhum comentário:

Postar um comentário